Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

DIA DO DESAFIO


No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o n úmero de pessoas envolvidas na atividade.
No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante.
O Dia do Desafio passou a realizar - se todos os anos na última quarta - feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em n úmero de cidades e em total de participantes.

Como Funciona

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o numero oficial de habitantes do município.
A competição é apenas estímulo à participação! Os “vencedores” são os cidadãos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Grupos de cidades
As cidades inscritas são agrupadas em 7 categorias, de acordo com o número oficial de habitantes.

CATEGORIAS:
Categoria 1acima de 9.999 habitantes
Categoria 2de 10.000 a 19.999 habitantes
Categoria 3de 20.000 a 49.999 habitantes
Categoria 4de 50.000 a 99.999 habitantes
Categoria 5de 100.000 a 249.999 habitantes
Categoria 6de 250.000 a 999.999 habitantes
Categoria 7acima de 1.000.000.00

Para as cidades brasileiras, será considerado o número oficial do IBGE, contagem da população 2009, disponível no site  http://www.ibge.gov.br/cidadesat
Para as cidades do exterior número oficial de habitantes será fornecido pelos órgãos municipais responsáveis pelo evento.

Sorteio das cidades
Um sorteio eletrônico estabelecerá o desafio entre duas ou três cidades da mesma categoria, que irão disputar para mobilizar o maior percentual de habitantes.

Resultados
Após o encerramento das atividades, os Coordenadores Regionais, informam os resultados de cada cidade na área restrita do site do Dia do Desafio, até às 12h do dia 27 de maio.

E VOCÊ, JÁ SE MEXEU HOJE???

UM ABRAÇO...

4 comentários:

Ranúzia Mello disse...

Adorei esta postagem!!!!!
E obrigada pelo endereço do site sobre Português e Redação!!!
Bjs!
Até sábado!

Geisa Machado disse...

Oi Roberta!
Acho fantástico este tipo de movimento para unir as pessoas.
Tenho sentido sua falta lá no meu cantinho. Gosto de vc e dos seus comentários. Eu sei que também faz um tempo que não apareço por aqui, mas estou tendo muito trabalho, então faço o que posso para visitar os amigos e aqui é um lugar que não pretendo deixar de estar.
Um ótimo final de semana!
Bjusss

Mimirabolante disse...

Muito legal!!!!!Gostei do seu espaço.....agradeço a sua gentileza...bjcas,mimirabolantes p/ vc.....

Geisa Machado disse...

Fiquei muito, muito contente mesmo por saber que os meus textos te ajudam com os seus estudos. É bom saber que eu contribuo com o seu crescimento.
Bjusss

TÁ PROCURANDO O QUE???? NÃO PRECISA SAIR...O GOOGLE ESTÁ AQUI!!

Pesquisa personalizada