Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto Piabanha

       O histórico do Projeto Piabanha consiste na evolução de idéias preservacionistas de um grupo de pescadores e amigos em uma organização ambiental. É regida pela Associação de Pescadores e Amigos do rio Paraíba do Sul, uma organização da sociedade civil de interesse público municipal, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1998, com sede e foro na comarca de Itaocara, município da região noroeste fluminense.


         Em 1999, o Projeto Piabanha iniciou o programa de reprodução induzida da piabanha para repovoamento dos rios Pomba e Paraíba do Sul. O ano seguinte foi marcado pela realização de pesquisas com as universidades e instituições científicas, assim como o início de um programa focado na educação ambiental. O cadastramento de pescador artesanal e atendimento aos produtores rurais surgiram em seguida.



           O Projeto Piabalha vem desde 1998 desenvolvendo diversos projetos na área ambiental beneficiando diretamente toda região noroeste fluminense.

Conheça alguns dos projetos...

Conservação da Flora do Domínio das Ilhas Fluviais do Curso Médio Inferior do Rio Paraíba do Sul
Programa de Ordenamento Pesqueiro
Levantamento do Potencial Pesqueiro
Educação Ambiental através de Peça Teatral
Plantando o futuro I e II
Fomento à Pscicultura

                  No ano de 2003, o Projeto Piabanha assinou um convênio com três instituições – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO), Prefeituras Municipais de Itaocara – visando a construção das novas instalações para o novo núcleo do Projeto Piabanha denominado, em uma extensa área cedida pela PESAGRO, em Itaocara – RJ
                 Atualmente, o projeto Piabanha apresenta o maior plantel de reprodutores de espécies nativas em processo de extinção da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, além de trabalhar com a reprodução induzida de espécies voltadas para o fortalecimento da piscicultura regional.

Aula Prática - Conhecendo as instalações do Projeto.

Euzinha recebendo o material para divulgação
Alunos da Biologia


Guilherme (Diretor Técnico) 
 Vicente - IFF Campos

7 comentários:

Geisa Machado disse...

Mulheeeerrrr, quanto tema legal vc postou!
Vc disse que não estava colocando nada no blog por falta de tempo e agora venho aqui e tem este monte de informação importante.
Querida, como já é muito tarde só vou te desejar uma noite de sono com muuuuuiiiitos sonhos deliciosos. Volto amanhã pra ler tudo e comentar, ok?
Só preciso te dizer que vc está demais nas fotos!.
Bjussss mil!!!!

Geisa Machado disse...

Tô eu aqui de novo! rsrsrs Agora é pra comentar.
Mulher, os posts estão demais! Vamos por partes:
- o post do concurso das fotos, fiquei fascinada com a mosca bebendo água e senti um impacto com o caranguejo entrando no gargalo da garrafa (forte, né?).
- lindo, muito lindo o Abraço do Cristo.
- muito informativo a explicação do nosso horário biológico em relação ao horário de verão. Se vc me permite eu quero copiar este texto.
- o projeto Piabanha que cuida da preservação e repovoamento de alguns rios é de suma importância para o nosso meio ambiente. Ver vc nas fotos participando disso me deixou contente e eu nem sei te dizer porque, mas de alguma maneira me trouxe alegria. Acho que isso só Freud explica. rsrsrs
Quero te oferecer, com muito carinho, 2 selinhos que estão lá no meu outro blog "Encantos e Afagos".
Uma ótima semana pra vc querida!
Bjussss

Ticiana disse...

Que legal Roberta. Lindo trabalho.
Bjs
Tici

Roberta Brum disse...

Adorei o projeto!!! Nossa área é liiiindaaa!!! Ro, eu fiz uma confusão nesses blogs! rsrsrs... eu demorei a entender como se faz, e tal.. eu tenho mais de 1 blog e com o passar do tempo, de 1 saiu um montte de blogs, específicos. Resultado: Participo do seu blog, com aquela fotinha rosa e azul, mas não sou mais aquela... deu pra entender? Confuso, né? Eu sei.. Aí eu saí dos blogs todos que eu seguia até arrumar essa confusão. Mas minha presença aqui é certa, viu? Bjssssssss

chica disse...

Que maravilhoso projeto esse e qudo que puder ser feito pela natureza é legal!beijos,parabéns,chica

Geisa Machado disse...

Oi flor!
Quero te convidar a comemorar comigo o aniversário de 1 ano de A FORÇA E A BELEZA DE SER MULHER. Leve, junto com os selos-presente, o meu enorme carinho por vc.
Bjussss

Unknown disse...

Tenho muito orgulho desses alunos tão dedicados do curso de Biologia!!!!
Parabéns!!!
Voces vão longe.....
bjs

TÁ PROCURANDO O QUE???? NÃO PRECISA SAIR...O GOOGLE ESTÁ AQUI!!

Pesquisa personalizada